segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Conto (alguns gostam ,outros acham bacana, uns acham confuso)














O conto de alguns , o pensamento

Raul às vezes não tenho noção do que faço, poxa " são tantas emoções ", daí outro dia observando uma foto veio-me a lembrança...
Como assim Hequere ?
Isso assim de sair por aí sem olhar nem medir circunstâncias, apenas ir a caminho, ao objetivo focado,...engraçado falar...parece tão comum...caso não fossem as passagens vividas que um lord como tu jamais arriscaria, será que me engano ...?
Diga mais,como posso a ti responder ...
Oi tudo bem? Perguntou Tavinho, aproximando-se com aquele jeito serelepe de menino maluquinho.
Sim Tavinho, .... nossa que bom estar com os dois juntos pessoalmente, parece conto, exclamou Hequere olhando para Raul ,
quando retornou o olhar ,cadê ,já não estava ali Tavinho. Esse bicho é louco que como um pernilongo, faz barulho daqui, dali, tão inquieto que some pelos ares.....sabia que meu nome no dialeto indígena quer dizer estrela!? Como é entusiasmante ver uma estrela cadente,cada qual tem sua particularidade,é esquisito o gosto,porque se refere a queda, porém é magnífico sim ! Exatamente uma estrela o gosto tranqüilo da imensidão do céu na noite, estou aprendendo ultrapassar os limites tranqüilamente e digo mais ,todo ser existente tem sua característica peculiar que ao mesmo tempo o deixa tão igual,pois cada ser o tem ..sua queda, seu vôo...
” Queda ato ou efeito de cair, declive,descida,decadência, declínio, tendência, extinção ou cessação brusca do poder, tombo, trambolhão, subida, ascenção [ ato de ascender(subir,elevar-se), ascendência ( influência, prestigio série de gerações anteriores a um individuo, progênio, origem ascendente)] .É inevitável aqui não falar do Ly , do Nono ,duas gerações , envolvidas em três , parecido com a semente que cai ,floresce , dá fruto e cai novamente, floresce (este é o nosso Ly).
E o vôo Hequere ?
O vôo “ é um movimento no ar e sem contato com o solo, próprio das aves, de muitos insetos ou de aeronaves. Usado muitas vezes no sentido metafórico como ascender,ascendência ou simplesmente como o sexy Jorge Otaviano faz em relação a você, voa ,pensando só na queda ou no vôo e esquecendo que temos a queda,o vôo e várias outras cousas.
Raul olha lá o Benjamin,o famoso voador sensato,parece uma aeronave , todo equipado,vamos até ele !?
Seguimos porém Raul se esquivou no caminho. Lá estava Benjamin e Bel Nóbrega .
“..Num trem pras estrelas,depois dos navios negreiros, outras correntezas..”
Como de costume saíram Hequere , Nóbrega e Benjamin a ver, escolher e sentar em um lugar agradável para ali beber,comer ,conversar ..assim trocam fatos, acontecimentos, passam a se conhecer melhor, a formar laços que constituem uma verdadeira família.
Embora você individuo com toda sua dificuldade de comunicação, expressão algumas vezes aparente ,outras não. Dificuldade!!!Trata-se de mecanismos que levam a um esconderijo isolado,onde sua estadia e pouso facilitam a construção de um caramujo no ser homem, filosofou Chean, após sentar-se na companhia de Bel, Hequere e Benjamin.
Benjamin com sua sensatez ,colocou-se :
Há as dificuldades reais e as dificuldades imagináveis, quando elas passam deixam de existir, o que é dificuldade no final das contas?
Dificuldade é a ausência de, é dor, é saudade .... disse Bel.
È uma palavra como outra qualquer, que pode, leva-nos ao questionamento, pensamento, vivência no decorrer da vida, penso como vocês facilitou Hequere.

Arlete Magalhães fevereiro 2007.

3 comentários:

  1. minha alma tá é pronta pra saltar e ganhar liberdade na amplidão! minha energia tá me sustentando no ar!! caêeee, segura o mosh!

    ResponderExcluir
  2. Oi Arlete!!!
    Estou aqui mesmo, e vou ficar por algum tempo, depois volto.

    Estou surpresa com o transbordar da sua alma, as palavras fluem como bolhas no vento!!! Parabens!!!

    Feliz 2010 para voce e seu principezinho!

    Aproveito para deixar o novo endereço virtual do Café:

    http://cafe-pontocom.blogspot.com/

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Querida Arlete,

    Primeiro quero lhe informar que a foto que voce escolheu foi tirada na redondeza de Udia, Rio Claro. Interesting... right?!

    Segundo: Um dia eu conheci um tal de Tavinho... (eu ainda nem conhecia voce), e ele tambem era um moleque serelepe! ... E era lindo tambem... Eu tinha ums 16s ou 17!

    Terceiro: Adorei o conto! Lindinho... Vejo sendo encenado no Teatro. Mas tenho algo a dizer ao Benjamim: "Concordo plenamente com a conclusao dele no final... sobre "dificuldades reais e dificuldades imaginaveis..."; concordo tambem com ele quando ele descreve que as dificuldades imaginaveis nada mais e do que dor, saudade... etc(esqueci o outra palavra); mas gostaria de acrescentar a ele a minha palavra pessoal _ que "dificuldade imaginavel" tambem e nada mais e do que MEDO, medo de cair...!

    Continua escrevendo os contos... quem sabe um dia juntas, eu (com minhas fotos) e voce com suas palavras, publicamos um livrinho!?

    Um abraco!

    Re

    ResponderExcluir